top of page

Viagens Gastronômicas - Itália

Um lugar singular e de rara beleza, poucos países no mundo conseguem reunir tanta história, cultura e uma natureza exuberante quanto a Itália. Não por acaso ela está no TOP 5 dos países mais visitados do mundo.


Mas tem outra coisa pela qual a Itália também é mundialmente conhecida: a gastronomia..




E toda a riqueza da gastronomia Italiana não é gratuita. A diversidade de pratos e temperos tem influência multicultural, a exemplo do povo árabe que contribuiu com a berinjela, a canela, o arroz e as técnicas para produção de frutas secas. Ou da participação espanhola ao importar do mundo ocidental produtos até então desconhecidos, como tomate, milho, feijão e até mesmo o cacau e o café. Até mesmo os franceses contribuíram para a gastronomia italiana adicionando a utilização de alguns derivados do leite, como manteiga e creme, e na apresentação dos pratos.


Toda essa rica mistura faz da gastronomia italiana uma das mais admiradas e copiadas do mundo. Os quitutes internacionalmente conhecidos carregam sabores desenvolvidos e aprimorados por décadas, como o Gelato, a Bruschetta, a pasta alla Carbonara, o Tiramisu e a pizza Napolitana ou Napoletana


A origem do Gelato é incerta e sua história cercada de mitos, há quem diga que tudo começou 1.000 a.C. na China, outros afirmam que foi o Imperador Romano Nerone quem primeiro teve a ideia de misturar gelo e neve às frutas. Dúvidas à parte, uma certeza nós temos: essa iguaria conquistou milhões de paladares ao redor do mundo.



A história do nosso próximo quitute não é unanimidade, mas é certo que ela é italiana. A Bruschetta tem origem anterior a Cristo e sua criação é creditada aos trabalhadores rurais italianos da época, que utilizavam para se alimentar sobras de pão guarnecidas com quaisquer outros ingredientes que estivessem à disposição. O nome que foi popularizado foi cunhado na região de Lazio e de Abruzzo e vem da palavra brusciato, que significa torrado ou tostado. Mas a receita também pode receber outros nomes, como Fetunta, união das palavras “fetta unta”, na região da Toscana, que significa fatia untada.



Uma coisa é certa sobre pratos tradicionais: quanto mais famosos e queridos, mais existem histórias e pessoas reivindicando sua autoria. O Carbonara que o diga. A história mais aceita sobre a pasta é que ela teria sido desenvolvida pelas esposas dos lenhadores que preparavam carvão vegetal nos montes Apeninos, na região da Úmbria, e seu nome deriva da palavra Carbone que significa carvão, por conta o aspecto conferido ao prato pela abundância de pimenta do reino.



Mais uma iguaria com muitas mães, o mais famoso “dolce” italiano, o Tiramisu, é motivo de briga entre as regiões italianas. Uma das lendas diz que o doce é um desdobramento de uma sobremesa chamada “Zuppa del Duca” feita em homenagem ao Granduque de Florença, também chamada de Sopa Inglesa. Feita com ovos, vinho marsala e leite, ela era nutritiva e teria sido criada com o objetivo de auxiliar o Nobre a produzir um descendente para a família. A partir daí foram empregados outros elementos, digamos, afrodisíacos, para aprimorar a receita, como café e chocolate e a tradição era comer a sobremesa antes de encontros amorosos. Antes ou depois, a gente acha que o importante é não deixar de comer o Tiramisu.



E por último, a querida Pizza Napoletana. A maternidade dela foi comprovada pelos historiadores, já que os primeiros registros do que pode ter originado a pizza remontam à história antiga chinesa, porém, mãe é quem cria, né? E foi nas mãos habilidosas dos Napolitanos que ela se tornou o que é hoje: a massa saborosa e irresistível, assada em forno à lenha que é praticamente uma unanimidade mundial.



A Itália é mesmo incrível, né?! Quer curtir uma viagem maravilhosa ao país do velho continente com direito a tour histórico, cultural, praias e MUITA comida boa? Fale com a gente, os melhores destinos, os melhores roteiros e o melhor atendimento você encontra na Conceito.











17 visualizações0 comentário
DESTAQUES
RECENTES
ARQUIVO
PROCURE POR ASSUNTO
SIGA-NOS
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
bottom of page