top of page

VIAGEM GASTRONÔMICA - MELHORES CAFÉS DO MUNDO

Que turismo gastronômica é maravilhoso, todos concordamos. Agora imagina curtir alguns dos lugares mais incríveis e ainda experimentar iguarias?



E em homenagem ao Dia Mundial do Café que rolou em 14.04, vamos falar um pouquinho sobre os lugares onde são produzidos os 3 cafés dos mais exóticos, deliciosos e exclusivos do mundo.


Começando a nossa lista, temos um destino e um café brasileiros. Estamos falando do Jacu Bird Coffee, produzido na região serrana do Espírito Santo, mais precisamente na região de Domingos Martins.



Como o próprio nome diz, o café do Jacu é produzido a partir da digestão da ave natural da Mata Atlântica, que devora as melhores e mais frescas cerejas de café e as excreta inteiras.


Próximo ao lindíssimo Parque da Pedra Azul reconhecido pela ONU como o terceiro melhor clima do mundo, fica a fazenda Camocim onde foi descoberta a iguaria. O local é aberto à visitação e é possível conhecer, degustar e comprar o café ao custo médio de R$ 900,00 o quilo.


O segundo café da nossa lista é o famoso e mundialmente conhecido Kopi Luwak, produzido na estonteante ilha de Bali, na Indonésia.


A produção do café originou todos os outros dessa lista e, tal como eles, é realizada a partir de cerejas ingeridas por um animal, o civeta, um mamífero carnívoro que tem excelente gosto para café, escolhendo os melhores e mais maduros grãos.



A descoberta desse café se deu por acaso, na época da produção colonial de café os trabalhadores não eram autorizados a consumir, mas perceberam que os animaizinhos excretavam os grãos de café inteiros e resolveram reaproveitá-los. Não demorou para que os produtores percebessem o potencial do produto e o transformassem em um café premium.


O local onde é produzido o café dispensa apresentações, trata-se de uma das ilhas mais lindas e desenvolvidas da Indonésia. Pela bagatela de US$ 500,00 é possível comprar um quilo de Kopi Luwak.


Por último, temos o atual campeão da lista de cafés caros, o Café Marfim Negro. Produzido na Tailândia, o café conta com a ajuda de um outro mamífero na produção: o elefante.



O preço é justificado pelo fato de que poucas cerejas são aproveitadas, já que apenas uma pequena parte delas são excretadas inteiras. No entanto, o sabor é descrito como fantástico e decorre da quebra de proteínas realizadas no intestino do animal, resultando em um café suave e com dulçor único.


A região norte da Tailândia, onde é produzido o café, tem imenso potencial turístico, sendo o local onde se encontram Chiang Mai e Chiang Rai, as capitais do Reino Lanna que deu origem ao país. Por lá você vai encontrar alguns dos mais antigos templos budistas do mundo, sítios históricos, parques nacionais e muita história.


E se bateu a vontade de tomar um cafézinho direto do produtor, fale com a gente. A gente leva você para conhecer os melhores destinos - e os melhores cafés - do mundo.





7 visualizações
DESTAQUES
RECENTES
ARQUIVO
PROCURE POR ASSUNTO
SIGA-NOS
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
bottom of page