top of page

Museus a Céu Aberto pelo Mundo


Existe uma máxima não dita sobre os viajantes, aliás, não dita até agora: viajar é consumir outras culturas e histórias para enriquecer a nossa.


E para explorar culturas e conhecer a história, museus são os melhores lugares, não é mesmo?!


E para fugir um pouco do tradicional, hoje vamos falar um pouquinho sobre três dos mais importantes museus a céu aberto do mundo, começando pelo maior, o brazuca Instituto Inhotim em Brumadinho/MG.



O local, criado em 2006, possui área total de 786ha e mais de 140ha para visitação, compostos por floresta e jardim botânico, sendo que a coleção botânica conta com mais 4,5 mil espécies, algumas em vias de extinção.


A área de visitação compreende jardins, galerias, edificações e fragmentos de mata, além de cinco lagos ornamentais, com aproximadamente 3,5 hectares de espelho d'água.


Com um acervo atual de aproximadamente 700 trabalhos, o museu hospeda obras de mais de 60 artistas de diversos países, em exposições rotativas e permanentes.


Sua criação ocorreu em decorrência da necessidade de um local para abrigar a coleção particular do empresário Bernardo Paz, que possuía imenso acervo de arte modernista com trabalhos de expoentes famosos como Di Cavalcanti e Portinari.


O nome do instituto, de acordo com moradores da região, foi uma homenagem ao responsável pela operação de uma mineradora que existiu no local onde funciona o museu, um inglês chamado Timothy, que virou o Senhor Tim e depois o Nhô Tim e agora Inhotim.


Um museu com muita história! Amamos!



O próximo da nossa lista é o Yorkshire Sculpture Park. Um museu de esculturas com mais de 200ha de área de visitação, inaugurado em 1977, recebe mais de 500 mil turistas todos os anos.


Uma das primeiras galerias a céu aberto da Inglaterra, o local onde o museu está instalado, em West Yorkshire, foi uma casa de família até meados do século XX, quando se tornou uma instituição de ensino superior denominada Bretton Hall College.


Abriga esculturas gigantes que se entremeiam à vegetação, formando cenários espetaculares. Abriga exposições temporárias de artistas contemporâneos e a guarda permanente de obras de grandes escultores, como Henry Moore.


Há no local um centro de turistas, laureado em 2019 com o Stirling Prize, premiação inglesa de excelência em arquitetura.


A combinação perfeita entre arte e natureza, forma um oásis em meio a cidades industriais. De tirar o fôlego!



O terceiro e último da nossa lista é o Museu ao Ar Livre de Hakone. Localizado no distrito de Ashigarashimo, no Japão, o museu inaugurado em 1969, possui mais de mil esculturas e obras de arte.


Com 7ha de área de visitação, reúne coleções de artistas icônicos como Pablo Picasso, Henry Moore, Rodin, Miro e Taro Okamoto.


Possui exposições temporárias e grande acervo permanente, com uma galeria toda destinada a Pablo Picasso.


O local possui em sua entrada uma torre de vidro pintada, de onde é possível ter uma visão de todo o espaço, um cenário de beleza deslumbrante.


Deu vontade de conhecer todos eles, né?! A gente te entende! E se quiser voar para lá, a gente te atende.


Fale com a gente e programe essa viagem cultural incrível para enriquecer a sua história.



17 visualizações
DESTAQUES
RECENTES
ARQUIVO
PROCURE POR ASSUNTO
SIGA-NOS
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
bottom of page