MUSEU DO LOUVRE
Atualizado: 16 de mai. de 2022
Para os amantes de viagem, história e arte, Paris guarda alguns dos lugares mais impressionantes do velho continente.
Dentre eles o museu mais famoso do mundo, o Museu do Louvre.
O lugar por si só é uma obra de arte. Marco central da cidade de Paris, guarda aproximadamente 38 mil objetos - da pré-história ao século 21 - em um espaço de quase 73 mil metros quadrados.
O Palácio - que originalmente era um castelo - já foi a residência oficial da realeza francesa. A criação do Museu só ocorreu muitos anos depois, na Revolução Francesa, sua inauguração ocorreu em 10 de agosto de 1793.
O local recebe aproximadamente 9 milhões de turistas por ano. Tanto sucesso se deve, também, ao fato de que o museu abriga algumas das obras de arte mais famosas e singulares do mundo, dentre elas a Vênus de Milo, Monalisa, Grande Esfinge de Tânis e Vitória de Samotrácia, além da Grande Galeria.
A Vênus de Milo é uma estátua de mais de 2 metros de altura, datada do século II a.C., atribuída a Alexandre de Antioquia e que representa a deusa do amor na mitologia grega, a Afrodite. A estátua sem braços gera curiosidade e admiração nos visitantes e toda a história por traz da obra rendeu um livro.
A pintura de Leonardo Da Vinci, a Mona Lisa, ou A Gioconda, possivelmente um retrato de uma vizinha do artista, a esposa de Francesco del Giocondo, um rico comerciante da época, é a obra de arte mais valiosa do mundo e de acordo com estimativas pode chegar a 1 bilhão de dólares, no entanto a comercialização da obra é proibida por lei e ela faz parte do acervo permanente do Louvre.
A Grande Esfinge de Tânis é uma das maiores esculturas conservadas fora do Egito, foi descoberta em 1825 nas ruínas do Templo de Amon-Rá em Tânis e foi adquirida pelo Louvre em 1826 por influência de um Egiptólogo francês Jean-François Champollion que era conservador do Louvre e convenceu o então Rei Carlos X a adquirir esta e outras obras encontradas por Henry Salt.
Vitória de Samotrácia é uma escultura que representa a Deusa Grega Nice. Datada do século II a.C., a escultura foi encontrada em pedaços em 1863 na ruína do Santuário dos Grandes Deus da Samotrácia e ocupa lugar de destaque na escadaria Darú do Museu do Louvre.
Como já dito, a própria história e arquitetura do Museu fazem dele uma obra de arte. Inspirando curiosidade, o local funciona como locação de diversos filmes e séries, por sua beleza, magia e história. As pirâmides na entrada do museu, concluídas em 1989, expõe um dos maiores exemplos de perfeita fusão entre a arquitetura clássica do Palácio e o conceito ultramoderno por trás da obra.
Dentro do Museu, destacamos a Grande Galeria, local de passagem obrigatória para os turistas, que causa grande encantamento, seja pelo ambiente majestoso ou pelas obras de arte ali expostas.
E se você ama viagens com história e cultura, Paris é o seu destino. E nos podemos ajudar você a aproveitar cada pedacinho dele. Quer programar sua viagem perfeita? Fale com a gente!
Kommentare