top of page

GUIAS DE VIAGEM | ONLINE

Atualizado: 6 de abr. de 2022

Sempre que tomamos a decisão de viajar para algum lugar novo, especialmente no exterior, muitas dúvidas permeiam nossa mente. Nesse post vamos ajudar você a solucionar as mais importantes.



Como é o clima e que tipo de roupa devo levar? Que documentos são necessários para entrar no país? Existe algum aspecto cultural ou legal que precisa ser observado?




A pesquisa prévia sobre o destino é muito importante: conhecer algumas coisas sobre o local visitado pode evitar problemas, além de deixar a viagem mais gostosa.



As questões legais de documentação, bagagem e de comportamento são as que possuem maior potencial para causar sérias dores de cabeça, que podem incluir detenção e deportação.



Após decidido o destino, é de suma importância saber quais são os documentos necessários para entrar no local: visto, passaporte, identificação e comprovantes de vacinação exigidos.



Além disso, é preciso saber quais documentos são de porte obrigatório - aqueles sem os quais você não deve sequer atravessar a rua. Existem locais em que o turista pode ser retido até conseguir comprovar sua identidade e a comunicação pode ser um problema sério, já que em alguns países os funcionários públicos não falam inglês.



Outro problema comum diz respeito ao que pode entrar no país, existem restrições locais quanto a remédios, itens de uso pessoal de todo tipo, que podem ir desde cigarros eletrônicos à chicletes, isso mesmo, chicletes.



Levar cigarros eletrônicos para a Tailândia, por exemplo, pode causar transtornos que vão de confisco do item até prisão, a depender do humor do agente de imigração. Já em Singapura é proibido mascar chiclete e descumprir a determinação pode levar a uma multa de US$ 100 mil e prisão.



Outro ponto importantíssimo diz respeito à cultura e comportamento. Como se vestir, o que pode ou não ser feito em público: beber, comer, trocar carinhos, falar palavrão, sentar na areia da praia, levar areia da praia embora, a lista não tem fim e as restrições são extremamente específicas para cada lugar.



Falar palavrão em público pode te levar para a cadeia em vários lugares da Austrália; usar biquíni fora da praia não é permitido além da areia em muitas cidades de praia famosas como Marrocos, Barcelona e até nas Maldivas; usar Wi-Fi de outra pessoa é crime grave em Cingapura (como roubo ou furto para nós), punido com multa pesada e prisão; em vários estados dos EUA é proibido beber em público e você certamente já viu alguma cena em filmes ou séries onde os personagens bebem em um saco pardo, né?! Pois é. Mas mesmo com a artimanha, beber pode te levar para a cadeia em países como Irã e Arábia Saudita, que não admitem bebida alcoólica em seu território.



A lista de peculiaridades é imensa e muitas vezes pode parecer cômica, mas as exigências existem e precisamos tomar conhecimento de todas antes de viajar, para isso o único remédio é mesmo a pesquisa.



Por sorte, há diversas ferramentas de auxílio aos turistas, a maioria em inglês, e listamos algumas abaixo para facilitar a pesquisa de vocês! Aproveitem! ❤️



Guia para entrada e saída do Brasil feito pelo governo brasileiro. Muitos países disponibilizam guias similares, a maioria possui versão em inglês e são facilmente encontrados nas ferramentas de busca. https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/aduana-e-comercio-exterior/viagens-internacionais



O site da aérea AirFrance - travel doc - permite que você insira dados da sua viagem para pesquisa e lhe informa sobre as exigências locais, especialmente as sanitárias e relacionadas à pandemia de COVID-19.



O site da companhia EMIRATES contém informações atualizadas e em português a respeito das exigências locais do seu destino, especialmente as sanitárias e relacionadas à pandemia de COVID-19.


6 visualizações0 comentário
DESTAQUES
RECENTES
ARQUIVO
PROCURE POR ASSUNTO
SIGA-NOS
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
bottom of page