Champagner, um luxo de bebida
Você já tomou algum espumante e se perguntou, de onde será que essa bebida refrescante e muito saborosa veio?
O Champagne é um vinho espumante originário da região de Champagne na França. A bebida foi descoberta há cerca de 344 anos por um monge religioso chamado de Dom Pérignon.
Dom Pérignon ficou curioso com a afirmação dos vinicultores de que certos tipos de vinhos fermentavam novamente depois de engarrafados. Essa refermentação do vinho que ocorria dentro das garrafas fechadas provocava a liberação do gás carbônico, provocando pressão que estourava os tampões ou arrebentavam as garrafas.
O monge francês colaborou com a ideia de realizar o assemblage, que consiste em misturar dois ou mais vinhos, podendo serem eles tintos ou brancos. O aprimoramento da técnica, a fermentação passou a ser controlada por açúcares e fermentos, conseguindo um controle sobre a sua efervescência, e elaborando um produto mais agradável ao paladar.
A denominação champagne é de origem controlada. A região de Champagne é a única no mundo que pode dar o nome de champagne aos seus espumantes. O Brasil com sua produção tem alcançado qualidade a nível internacional. O Rio Grande do Sul é responsável pela maior parte da produção nacional.
Com mais de 105 anos de existência, a Peterlongo é a única vinícola brasileira e do mundo, fora da França, que possui o direito de usar no rótulo dos seus produtos, Champanhe. Um aportuguesamento da denominação champagne. A sede fica situada em Garibaldi, cidade da região sul do Brasil conhecida como a capital do espumante.
O champanhe é o luxo dos amantes dos vinhos.
E se você é um desses amantes, podemos lhe ajudar em um tour de degustação para essa delícia.
Comments